É LEI: Gratificação de Especialização (Pós-Graduação) quanto é? Retroativos, veja como receber!

 


Por Val Barreto*.

 

As gratificações de especialização “lato sensu – Pós-Graduação” são um incentivo financeiro pago pela prefeitura quando o professor apresenta certificado de Pós-Graduação Lato sensu na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na Prefeitura de Porto Velho.

 

Amparo legal:

 

A gratificação de especialização “Lato sensu – Pós-Graduação” é um direito garantido pelo Art. 21, da Lei Complementar nº 360/2009 do PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários) dos profissionais da educação Municipais de Porto Velho.


Quem tem direito:

 

Os professores (Pedagogos) e Especialistas em Educação (Orientadores e Supervisores Escolares) que realizarem uma pós-graduação têm direito a receber uma porcentagem a mais de acordo com seu salário base.

 

Quanto paga:

 

A gratificação pela especialização “lato sensu – Pós-Graduação” para 22% do salário base do professor/supervisor/orientador.

 

Que tipo de pós-graduação é válida:

 

É preciso que a pós-graduação tenha no mínimo 360 horas. Seja reconhecida pelo MEC e na área de atuação do professor, não importa qual seja o curso, o professor tem direito a receber.

 

Recebo o retroativo?

 

A partir do momento que o professor dá entrada na gratificação já contabiliza o tempo e recebe todo o retroativo.

 

Como fazer uma pós-graduação rápida para receber os 22% de aumento/gratificação:

 

Faça uma pós-graduação lato sensu de 4 meses ou 6 meses para dá entrada e ter direito a gratificação. O instituto educacional Maris (IEMAR) oferta pós-graduação com valores acessíveis, curta duração, 100% EAD, Sem TCC, sem estágio e todos são reconhecidos pelo MEC.

 

Vários alunos que fizeram a pós já recebem a gratificação e alguns estão dando entrada no processo após serem certificados. Para ler um Relato de quem recebeu  - CLIQUE AQUI

 

Matrículas e informações pelo Whatsapp: https://whats.link/matriculasposgraduacao

 

 Como dá entrada:

 

1º PASSO: Após seu diploma chegar, tire uma xerox frente e verso do seu diploma, de modo que de um lado tenha a frente do certificado e do outro o histórico da pós-graduação com as disciplinas e notas.

 

2º PASSO: Com a xerox em mãos, se dirija a Secretaria Municipal de Administração – SEMAD e pegue uma senha para atendimento no DIAS (Divisão de Atendimento ao Servidor).

 

3º PASSO: Apresente seu diploma original e a xerox. No ato, será feito um requerimento e você receberá uma cópia deste requerimento.

 

4º PASSO: Após entregar o diploma na SEMAD, o professor deve ir até a SEMED e fazer o pedido da gratificação de especialização 22%, basta esperar a gratificação sair no contracheque e o dinheiro todo mês, junto ao seu salário.

 

A gratificação varia de acordo com o salário e carga horária do servidor. Um professor 40h recebe a base de R$ 634,00 a mais no salário. Para fazer a soma, basta jogar 22% em cima do seu salário base para saber o valor que você irá receber.

 

Se você ainda não tem uma pós-graduação, corra para fazer e dá entrada na sua gratificação. Tudo que você gastar com a pós irá ter retorno para o resto da sua vida, enquanto servidor.


______________________________

*Val Barreto é jornalista, escritora, consultora educacional de pós-graduação e capacitação e professora na Rede Municipal de Porto Velho, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana, Especialista em Educação/Supervisão Escolar pela Facibra. Contato: (69) 9 9310-6942 E-mail: professoresdepvh@gmail.com

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. A Semed não está pagando..fiz a solicitação em novembro até agora nada... tem colegas que entraram em agosto .. também não receberam...

    ResponderExcluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.

NOSSAS REDES SOCIAIS