Com posse suspensa, professores convocados vivenciam dificuldades financeiras.

 

Por Ranielle Ramos*

 

 

A pandemia trouxe impactos financeiros para vários setores da sociedade. Não está fácil para ninguém, mas a situação vivenciada pelos professores aprovados/convocados no Concurso da Prefeitura de Porto Velho 2019 é realmente preocupante.

 

Os professores convocados realizaram os exames, mas não tomaram posse de seus cargos, todavia, devido a estabilidade da vaga em um concurso e tendo já sidos convocados, vários professores que atuavam na rede privada pediram demissão e muitos estão passando dificuldades e necessidades básicas, até mesmo como alimentação.

 

Alguns professores que pediram demissão perderam direitos e benefícios, outros estão com os companheiros desempregados devido a crise da pandemia do novo corona vírus.  Há casos de professores que pegaram dinheiro emprestado ou gastaram tudo que tinham para pagar os exames médicos que chega até ao valor de 2.000 reais.

 

Com o Decreto de estado de calamidade, a Prefeitura suspendeu as posses dos candidatos. Como a suspensão aconteceu de forma inesperada, após quase seis meses, os professores estão vivenciando dificuldades e sonhando com a posse, para “sair do aperto” e realizar o sonho de ser professor da rede municipal de Porto Velho.

 

Com a regularização das aulas remotas na Educação Infantil a necessidade de professores aumentou, mas ainda não houve posse e ainda não há uma previsão exata de quando esses professores irão tomar posse e exercer suas funções.

 

Vários professores realizaram o processo de descompatibilização para concorrer as eleições municipais, há professores que estão atuando com duas turmas sem receber hora extra, o que dificulta que a necessidade seja suprida e os colegas possam tomar posse.

 

A qualquer novidade, nossa equipe estará atualizando as notícias sobre essa situação, devido a prioridade e sensibilidade para as dificuldades relatadas por esses professores.

 

*Ranielle Ramos é jornalista em Porto Velho com registro sob o n° 099.665.356-24.

Comente com o Facebook:

:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.

NOSSAS REDES SOCIAIS