' '' INÉDITO: PROFESSOR DE RONDÔNIA É REFERENCIADO NO ENEM 2019! | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

3 de nov. de 2019

INÉDITO: PROFESSOR DE RONDÔNIA É REFERENCIADO NO ENEM 2019!


Por Val Barreto.

O professor Geografia Dr. Ricardo Gilson, teve um de seus textos (escrito na época em que era aluno da UNIR - Universidade Federal de Rondônia) em uma questão do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, na prova aplicada no domingo 03 de novembro, 2019. Ricardo Gilson, atualmente é professor de Geografia, fez doutorado na USP (Universidade de São Paulo) e regressou a UNIR como professor.

A questão do exame cita Rondônia e o distrito de União Bandeirantes, pertencente ao Município de Porto Velho. O professor de Ciências Sociais da UNIR, Vinicius Miguel, não apenas comentou em sua rede social, a menção e o texto de Gilson, como elogiou-o: “Primeira vez que um professor de Rondônia é referenciado no Enem! Muito legal!” – ressaltou o professor de Ciências Sociais da UNIR.

No que se refere as colocações feitas pelo professor Vinicius Miguel, cabe ressaltar a relevância de três delas, apresentadas na íntegra:

“1 - A questão trazida aponta o processo de desordenada ocupação, bem como a ausência do Estado para assegurar a defesa de direitos dos cidadãos e de resguardar o meio ambiente.

2 - Rondônia enquanto "região problema", ainda reportada a partir de seus dramas. Não é escamotear a realidade: é provocar intervenções públicas que façam esse aspecto deixar de ser questão permanente.

 3 - Temos gente boa e muito qualificada! Ricardo Gilson e eu fomos colegas de laboratório: eu no fim da graduação e ele, à época, no mestrado. Ele concluiu, depois, o doutorado na USP e regressou a UNIR como professor. Se não fosse sua pesquisa citada no ENEM, não estaríamos falando dele. Daí me pergunto, qual a razão de não darmos destaque à nossa "prata da casa"?”.

Além do professor Vinicius Miguel, outros professores, inclusive da rede municipal Ronne Alves (também professor de Geografia) comentaram a merecida referência ao texto. O professor Vinicius Miguel fomentou a discussão sobre a importância de valorizarmos a “prata da casa” uma vez que em Rondônia possui professores muito bem qualificados que merecem destaque, por competência e dedicação a educação de Rondônia.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.