' '' LIVRO INFANTIL “O BOTO DA AMAZÔNIA” É SUCESSO NA BIENAL E EM PORTO VELHO. | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

21 de out. de 2019

LIVRO INFANTIL “O BOTO DA AMAZÔNIA” É SUCESSO NA BIENAL E EM PORTO VELHO.



Por Val Barreto
                                
A cultura da região norte é muito rica e importante para os portovelhenses, que valorizam as lendas locais, muitas dessas, herdades da Amazônia, afinal, valorizar a literatura regionalista é valorizar a paisagem e os aspectos sociais da nossa região.

No norte do Brasil, mitos e lendas, são verdadeiros tesouros a serem, não somente valorizados, mas preservados, sendo repassados de geração a geração, como um legado cultural que é parte integrante da nossa identidade.

A cultura da Amazônia, bem como a de Porto Velho e do restante do Brasil, acaba de ganhar uma verdadeira obra prima, que está conquistando o espaço e as prateleiras das melhores livrarias do país.


O livro “O boto da Amazônia”, é de autoria da escritora Izabel Cristina e o lançamento do livro, foi um grande sucesso na Bienal no Rio, no mês passado e segue, conquistando os leitores de Porto Velho, com o destaque merecido, ante a qualidade do livro e da relevância da temática abordada.

 
Fotos: Família Melo prestigiando o lançamento do livro, na Bienal do RJ.

A proposta do livro é de estimular a educação ambiental, iniciando desde a infância, mostrando a importância dos rios e das matas – promovendo o patrimônio natural do Rio Madeira, do micro ao macro cósmico protegendo e garantindo o futuro de todos.

 

Fotos: Izabel com o escritor Ilan Brenmam no estande da Editora Moderna e Salamanbra, na Bienal do RJ.

A talentosa escritora atua como uma grande representante da cultura portovelhense, fazendo a diferença na educação de Porto Velho, por suas contribuições de diversas maneiras, entre elas, Izabel, atua como técnica da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e agora colabora com sua inestimável contribuição a literatura regional, além de outros trabalhos que Izabel executa com maestria.


Foto: Izabel na Bienal RJ

Como escritora, Izabel escreve com grande paixão, tornando a lenda do boto, inesquecível para as crianças, paixão essa que é também inegável nas ações da sua carreira, desde que chegou a Porto Velho e se tornou, rondoniense de coração.

O lançamento do livro contou com parte do patrocínio dado pelo Centro Educacional Cora Coralina e com o apoio da Prefeitura de Porto Velho/Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).



Foto: Izabel com Juliene Rezende, Gláucia Negreiros e Márcio Félix, secretários de educação da SEMED/PVH.


Izabel Cristina da Silva é natural de Fagundes, na Paraíba. Enraizada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. 


PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO:
 24/10 - (Quinta-Feira) - Escola Municipal Sto. Antônio na   Estrada de Santo Antônio.

 25/10 - (Sexta-Feira) - No Centro Educacional Cora Coralina dia

Em breve o livro será lançado na Livraria “Leitura” no Porto Velho Shopping.


Texto elaborado por Val Barreto - Fotos Izabel Cristina.

Fontes de pesquisa: Conexão Boas Notícias – Diário da Amazônia.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.