' '' MERENDEIRAS NÃO CONVOCADAS PARA PROVA PRÁTICA: POR QUE? | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

11 de set. de 2019

MERENDEIRAS NÃO CONVOCADAS PARA PROVA PRÁTICA: POR QUE?



Por Val Barreto.

As merendeiras são anjos que trabalham na cozinha e preparam a merenda escolar nas escolas municipais da rede pública de Porto Velho. As futuras merendeiras são preciosas e serão responsáveis pela aprendizagem do aluno, afinal, crianças bem alimentadas rendem mais em todos os sentidos, por isso, as merendeiras, assim como os professores são importantes integrantes da educação.

Uma dúvida que tem tirado o sono de muitas candidatas é que muitas não foram convocadas para a prova prática e isso foi desesperador para muitas candidatas que foram aprovadas no Concurso Público da Prefeitura de Porto Velho 2019.

Motivada por muitas perguntas, enviei um e-mail para o IBADE para o endereço: atendimento@ibade.org.br e fiz a seguinte pergunta:

“A prova prática para merendeira é para todos os aprovados? Porque nem todos tiveram os nomes na lista do edital de convocação para prova prática. Nesse caso, ainda haverá mais editais de convocação para a prova prática?”

Em resposta o IBADE enviou a imagem abaixo, seguida da resposta:


11.2. Para efeito de posicionamento, será considerada a ordem decrescente da nota obtida na Prova Objetiva. Em caso de empate na última posição do quantitativo definido acima, todos os empatados nesta posição serão convocados.

11.2.1. Todos os candidatos que concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência aprovados na Prova Objetiva serão convocados, mesmo que não alcancem posicionamento definido no subitem 11.1.

Pelo que entendi da resposta que realmente consta no EDITAL do certame, no caso das candidatas ao cargo de merendeira para Porto Velho (área urbana) foram selecionadas apenas 120 candidatas + todos os candidatos aprovados na última posição 120º colocação estando empatados. Também foram convocados para a prova prática todos os candidatos PCD (Pessoa com Deficiência).

Assim sendo, não haverá mais convocações e os candidatos que não foram convocados para a prova prática estão fora dos aprovados, ou seja, foram aprovados na prova objetiva com nota superior a 50 pontos, mas após a nota de corte que por exemplo, em Porto Velho foi pela minha contagem de 74 pontos, não foram classificados.

Há candidatos com notas menores nos distritos onde foram selecionados na maioria 10 candidatos + todos empatados na 10ª posição, exceto o Distrito Rio Pardo, que selecionou 15 candidatos + todos os aprovados na 15ª posição. A nota de corte na zona urbana é uma, na zona rural é outra e as vagas do PCD são diferentes também, eles não concorrem as vagas de ampla concorrência, por isso é comum candidatos com pouco mais de 50 pontos serem convocados para a prova prática.

A resposta que obtive foi esta e o que entendi foi isso. Se seu nome não consta na lista como merendeira, certamente o concurso acabou para você, assim como ser aprovado não significa que serão TODAS chamadas, mas sim, de acordo com as vagas ofertadas ou ainda segunda a necessidade, podendo ser ampliadas o número de convocações.

Tenho mais esclarecimentos do IBADE sobre outros cargos, que serão publicados em postagens em outros artigos.

Sobre a prova prática para merendeira, fiz um artigo especial com algumas explicações. Para ler – CLIQUE AQUI

1 comentários

Helber 12/09/2019 11:14
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.