' '' HILDON CHAVES QUER TIRAR INFLUÊNCIA POLÍTICA DAS ESCOLAS DE PORTO VELHO. | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

1 de ago. de 2019

HILDON CHAVES QUER TIRAR INFLUÊNCIA POLÍTICA DAS ESCOLAS DE PORTO VELHO.




Por Val Barreto.

O Prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) anunciou hoje que pretende resgatar o modelo de Gestão democrática para escolha de gestores das escolas públicas da Rede Municipal de Porto Velho, para acabar com a influência política nas escolas públicas de Porto Velho, pois segundo ele, o modelo de Gestão “por indicação política” não dá certo.

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.


PEDAGOGIA E POLÍTICA NÃO COMBINAM:

O prefeito Hildon Chaves afirmou que Pedagogia e Política não combinam e considera muito importante para a educação municipal resgatar o modelo de gestão democrática para eleição dos gestores que irão administrar as escolas públicas da rede municipal de Porto Velho e nos distrito.


O prefeito Hildon Chaves, declarou ainda que a ideia do projeto é “tirar a influência política de dentro da escola” quando afirmou:Política e Pedagogia, não se combinam, não dá certo” – Disse o prefeito.

A eleição dos diretores de escola que até o momento acontecia por meio de “indicação política” será feito por meio de gestão democrática, modelo em que são apresentados candidatos ao cargo e a votação é feita pelos pais dos alunos, ou seja, pela votação da comunidade escolar.

REDEMOCRATIZAÇÃO.

O retorno da gestão democrática, através das eleições de diretores de escolas públicas pela comunidade escolar marcará o processo de redemocratização da gestão nas escolas públicas do Município de Porto Velho, afinal existe um conjunto de estudos que mostra que a indicação política está articulada a uma visão patrimonialista da educação e não é isso que queremos.

Educadores vibraram com a notícia, mas muitos mostram-se ainda incrédulos com relação ao resgate da gestão democrática, pois consideram inacreditável a redemocratização da gestão das escolas públicas, que coloca fim as indicações políticas vigentes até o momento.

Por esse projeto se tratar de uma demanda antiga, da comunidade escolar e que possibilitará avanços na educação municipal, o Prefeito afirma que a implementação da Gestão Democrática deverá ocorrer até o final do ano 2019.

A eleição será feita através de Processo Seletivo Simplificado, por meio de publicação de Edital de Convocação para servidores da rede interessados e que preencham os requisitos, o edital será publicado no Diário Oficial dos Municípios (D.O.M) no site da AROM (Associação Rondoniense dos Municípios).

Texto: Val Barreto – Via: Jornal de RO.
*A notícia pode ser copiada desde que dada a fonte e os devidos créditos.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.