' '' GESTÃO DEMOCRÁTICA SERÁ RESGATADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO VELHO. | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

1 de ago. de 2019

GESTÃO DEMOCRÁTICA SERÁ RESGATADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO VELHO.



Por *Val Barreto.

Em reunião ocorrida no dia 31 de julho, 2019, o Prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) anunciou o resgate do modelo de Gestão democrática para escolha de gestores das escolas públicas da Rede Municipal de Porto Velho. A eleição dos diretores de escola que até o momento aconteciam por meio de “indicação política” será feito por meio de gestão democrática, modelo em que são apresentados candidatos ao cargo e a votação é feita pelos pais dos alunos, ou seja, pela votação da comunidade escolar.

”Nós estamos resgatando essa questão da gestão democrática, e isso é de fundamental importância. Nós estamos na verdade, com conjunto com os vereadores da nossa base aliada, construindo esse projeto de Lei que será enviado para a Câmara, logo após o retorno dos trabalhos parlamentares”. – Disse o Prefeito.

Conforme contextualizou o prefeito, existia uma legislação anterior que foi declarada inconstitucional, que regulamentava as eleições e mandatos de gestores nas escolas.

COMO SERÁ A SELEÇÃO DE GESTORES/DIRETORES:

A intenção do projeto é realizar uma consulta pública junto a comunidade, onde será apresentada uma lista com três nomes de profissionais, com requisitos estabelecidos, será feito todo um processo de pré-qualificação profissional para exercer o cargo de Gestor/Diretor de escola. Entre os requisitos, o prefeito cita de devem ser profissionais de nível superior e do quadro de servidores da rede municipal.

A ELEIÇÃO:

A eleição será feita através de Processo Seletivo Simplificado, por meio de publicação de Edital de Convocação para servidores da rede interessados e que preencham os requisitos, o edital será publicado no Diário Oficial dos Municípios (D.O.M) no site da AROM (Associação Rondoniense dos Municípios).

TRANSPARÊNCIA

O edital, bem como todas as ações desse projeto, serão acompanhados no diário oficial e pela imprensa portovelhense, visando a transparência na seleção desses gestores e pelos pais dos alunos, que irão decidir quem deve ser o diretor da escola em que seus filhos estudam.  A intenção do projeto, é trazer a família dos alunos para a escola, para a participação ativa nas decisões da gestão da escola, por isso terá a maior transparência possível.

INFLUÊNCIA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A sugestão para o resgate do modelo de gestão democrática foi feita pela fundação Lemann que presta consultoria gratuita educacional a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED.  A fundação LEMANN atua de forma integrada  apoiando as lideranças pedagógicas da SEMED, criando estratégias para secretarias de educação junto aos gestores das escolas.  A intenção da fundação Lemann é contribuir para a melhoria de práticas de gestão da rede com planejamento estratégico, gestão para resultados e acompanhamento das ações.

PRAZO: PARA QUANDO SÃO ESSAS MUDANÇAS?

Por esse projeto se tratar de uma demanda antiga, da comunidade escolar e que possibilitará avanços na educação municipal, o Prefeito afirma que a implementação da Gestão Democrática deverá ocorrer até o final do ano 2019.


Texto: Val Barreto – Via: Jornal de RO.
*A notícia pode ser copiada desde que dada a fonte e os devidos créditos.



3 comentários

Unknown 31/07/2019 17:23

Gostei muito da volta da gestão democrática, pois de transparência, tem diretores e vices pelas escolas municipais que já deram o que tinham que dá, mas como era por "QI" (quem indique) ficava dificil de tirar.

Unknown 31/07/2019 17:24

"Gosto" uma palavrinha que faltou.

Unknown 02/08/2019 19:27

amém parabéns prefeito antes era assim, ñ sei quem fez a mudança más ,estou muito feliz e espero que seja aprovado essa lei.

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.