' '' Valores Familiares... Como resgatá-los? | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

24 de abr. de 2019

Valores Familiares... Como resgatá-los?


Por Val Barreto.

No crescimento dos filhos os pais são a maior influência. Na maioria das vezes os filhos fazem o que os pais fazem, ao invés de fazer o que eles dizem. É sempre bom dar bons exemplos no início para não ter arrependimentos futuros. Os pais nem sempre estão certos, os filhos podem ter crescido sem nunca ter ouvido um "Desculpa" dos pais, talvez porque seja uma palavra muito poderosa. 



Pedir desculpas é um sinal de arrependimento, sinal de que estava errado, entretanto os pais não gostam de ser os "errados" da história. Então para um bom relacionamento, é preciso aprender a pedir desculpas a qualquer um sempre que necessário.
       
        As vezes expressar sentimentos pode ser difícil, os pais precisam aprender a expressá-los para que os filhos aprendam também, na pior das hipóteses reprimir sentimentos pode ser muito ruim, uma hora ou outra eles podem explodir em forma de raiva, violência ou qualquer outro topo de conflito. Uma boa forma de expressar sentimentos é o diálogo, sentar e conversar com alguém da família ser sincero e honesto em relação aos sentimentos e consigo mesmo. Sentimentos não magoam, ignorá-los sim.

 Estar disponível pode ser a solução mais rápida de resgatar valores familiares. As pessoas estão sempre ocupadas, mas se não achar tempo para a família, haverá sempre uma "parede" afastando todos. Boas relações raramente acontecem, então precisamos achar tempo para que elas acontecerem. Uma forma de estar com a família são as refeições, as conversas informais, a ajuda no dever de casa ou afazeres domésticos, sem falar nos programas e passeio em famílias ou hobbys em comuns, filmes, livros ou qualquer assunto que seja possível compartilhar, interação entre toda a família é a palavra chave.
         
       É importante reservar um tempo com a família para divertir e descontrair, uma caminhada ou passeio em que todos participem e se sintam bem. A afetividade é fundamental, abraçar é necessário, as vezes o toque, o abraço pode ajudar a curar ou ajuda a curar uma dor. Como já citado, expressar sentimentos é difícil, abraçar sempre as pessoas que amamos deve ser uma prática diária e não somente usado em datas comemorativas como aniversários, dias dos pais, dias das mães, dia da mulher, dia da família, natal, ano novo etc...



             Existem muitas palavras que resume como resgatar os valores familiares:segurança, amor, incentivo, compreensão, justiça, paciência, bondade e comunicação. Use-as e obtenha uma família feliz.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.