' '' O professor e a importância da superação dos obstáculos para aquisição do conhecimento | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

24 de abr. de 2019

O professor e a importância da superação dos obstáculos para aquisição do conhecimento


Por Valdineia Barreto

Ser professor pode representar algo maçante por diversos motivos, seja pela baixa remuneração ou pela desvalorização da profissão, etc. O fato é que essa jornada apresenta-se muitas vezes árdua e começa bem antes do exercício da profissão dentro da sala de aula, começa na formação.



Ainda como acadêmico/universitário surgem diversos problemas como a dificuldade de locomoção, a associação da vida cotidiana com a acadêmica, o pouco tempo para os estudos, o trabalho, a falta de recursos para financiar a faculdade, problemas pessoais, emocionais, problemas familiares, amorosos, dificuldade de aprendizagem, relacionamento interpessoal professor/aluno ou entre os colegas de classe, a lista de obstáculos é bastante extensa, porém nenhuns desses fatores devem afetar o que realmente importa: a aquisição de conhecimento. Não é por isso que estudamos?

Aprender vem antes de tudo, esse deve ser o foco do professor, afinal, que diferença fará daqui a algum tempo se você estudou em uma sala sem ar-condicionado, se você foi discriminado, se você merecia mais respeito, se você fez greve ou não, se o colega do lado olhou com semblante ruim para você. Não importa a queixa, obstáculos sempre vão haver e isso tudo será passado em breve.

 Portanto aprender é o que importa, e a maneira você aprendeu, os métodos e técnicas, as dificuldades encontradas, a superação dos problemas, a maneira como você lida com situações difíceis sim fará a diferença, tudo que acontece só te fará ser mais forte, mais sábio e mais flexível diante de outras situações que farão o que é encontrado quando em campo apenas trivial, problemas sérios, distúrbios de aprendizagem, violência na sala de aula, isso irá requer do professor um conhecimento mínimo. 

Esqueça tudo o que não for te levar a lugar algum, valorize cada informação que tenha acesso e não guarde para você não, pelo contrário, compartilhe suas experiências, seus fracassos, pois a sua vitória no final nem será preciso ser mencionada, ela estará estampada em sua face.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.