' '' A importância do professor ouvir o que seu aluno tem a contar! | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

24 de abr. de 2019

A importância do professor ouvir o que seu aluno tem a contar!


As crianças mesmo ainda pequenas já possuem conhecimentos, já sabe o que é cair, tropeçar, já sabe contar ao professor que foi mordido, que apanhou do coleguinha. Pois é. Eis aí o ponto onde quero chegar.


As crianças gostam de contar à professora o que aconteceu no fim de semana, o que aconteceu no dia anterior, ou a 5 minutos atrás, não necessariamente nessa ordem, mas o fato é que a criança quer transmitir ao professor as suas experiências de vida, as coisas que aconteceram, o professor ao ouvir tais histórias e o redizer dos acontecimentos do ponto de vista da criança.

O professor deve ter um bom senso de interpretação, pois dependendo da faixa etária das crianças a fala ainda não está totalmente desenvolvida, é indispensável estar atento aos gestos, expressões e na pronuncia incoerente que lhes são características. 


É muito significativo para a criança contar ao professor as experiências vivenciadas por ela, seja um passeio no parque, um fim de semana no sítio, um filme que assistiu uma voltinha no shopping. 


O fato é que o professor deve estar atento às conversas e esforçar-se para entender o que a criança quer dizer.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.