' '' Pluralidade de ideias: A importância de compartilhar o conhecimento! | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

7 de mar. de 2019

Pluralidade de ideias: A importância de compartilhar o conhecimento!


Por: Valdineia Barreto Coelho.

O conhecimento varia de pessoa para pessoa e depende do ambiente em que a pessoa vive. Mesmo que cada pessoa construa seu próprio conhecimento, ele é único para todos, ou seja, não é algo exclusivo da pessoa que o possui afinal todo conhecimento é resultado do meio em que vivemos, de todas as nossas experiências com tudo que nos cerca, assim tudo que sabemos é resultado de nossas relações com o lugar, com as pessoas, com a sociedade em geral.
Muitas vezes o conhecimento depende da linguagem do meio em que estamos inseridos, depende da cultura, da organização daquele espaço, de como as pessoas vivem. Então é um produto da nossa vivência.
As pessoas se envolvem com o conhecimento através do conjunto de informações com que se relaciona. Isso significa que o conhecimento pertencente a uma pessoa se originou de sua relação com outras pessoas, um grupo social.
Um exemplo no campo da pedagogia é que o sistema educacional envolve muitos elementos, alguns professores possuem um conhecimento maior sobre currículo, outros sobre planejamento, outros sobre didática, outros sobre metodologia, mas todo o conhecimento ainda que individual de cada professor é integrante do sistema de ensino.
Cada conhecimento contribui para a construção de um todo, de um conhecimento mais amplo sobre qualquer assunto, então sua construção é individual, mas o produto final e seu uso social são coletivos.
O saber pertence a um grupo de conhecimento especifico, por exemplo, Paulo Freire é um autor que dedica seus saberes a Pedagogia, mas Piaget, por exemplo, dedica parte de seus conhecimentos a psicologia, mas é comum encontrarmos conhecimentos de Piaget em livros ou abordagens em Pedagogia. Cada área tem seus próprios conhecimentos, sejam em Pedagogia, na área de medicina, área jurídica, entre outros.
Ninguém possui conhecimento, as pessoas possuem conhecimentos e é correto afirmar que não devem ser visto como verdade absoluta, o conhecimento é flexível, maleável, e sujeito a mudanças e transformações de acordo com o momento social ou cultural no se desenvolve.
O conhecimento não deve pertencer somente a pequenos grupos de pessoas, ele deve ser compartilhando através de idéias e que possa cada vez mais se desenvolver e ser compreendido melhor.

Isso mostra o porquê de o trabalho em grupo, ser tão valorizado, porque o compartilhamento de saberes sempre dá origem a novos saberes ou a versões diferentes de cada saber, é a interação, a socialização do conhecimento.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.