' '' O trabalho de tutoria e o estudante na EAD. | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

7 de mar. de 2019

O trabalho de tutoria e o estudante na EAD.


Por Valdineia Barreto*

A educação a distância (EAD), embora seja distinta ante as demais modalidades, justamente pela questão da interatividade e a aula presencial como fatores desmotivadores, pode oferecer a mesma qualidade de ensino-aprendizagem, contudo, para tal, é necessário que os envolvidos direta ou indiretamente no sistema de ensino no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) adote medidas adequadas em sua atuação, seja, tutor presencial, a distância ou conteudista, existem alguns cuidados que precisam ser considerados pelo tutor durante atuação na EAD.

É necessário que o tutor compreenda os elementos que envolvem a modalidade e a demanda que envolve sua atuação, ou seja, o tutor precisa estar ciente de quais são suas atribuições enquanto educador, afinal, embora a EAD seja relevante, a modalidade é um elemento do sistema educativo, mas não se sobressai a educação, em sua totalidade.

É nesse cenário que os tutores deve ter no alicerce de sua prática, alguns princípios e fundamentos que priorizem a aprendizagem do aluno como sendo o objetivo central de sua atuação na EAD.

Alguns conceitos são fundamentais para o desenvolvimento da tutoria, neste caso, trata-se das habilidades do tutor, como noções didáticas, metodologia dinâmica e a reflexão sobre suas próprias competências pode aperfeiçoar sua técnica, uma vez que a prática reflexiva é uma forma de que repensar sua atuação enquanto tutor na modalidade.

Portanto, o tutor tem o papel de contribui para o bom desenvolvimento da tutoria, uma vez que ao compreender a proposta da EAD pode pensar e repensar sobre sua atuação diante dos objetivos do processo educativo e em como sua prática pode refletir na qualidade da formação dos alunos.

Sugestão de referências deste artigo:

*COELHO, Valdineia Barreto. O trabalho de tutoria e o estudante na EAD. Porto Velho: Universo Pedagogia, 2015. Disponível em: >http://www.universopedagogia.com/2015/09/o-trabalho-de-tutoria-e-o-estudante-na.html< Acesso em: __/__/__ às 00h:00min.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.