' '' A falta de professores nas escolas e a demanda de concurso público para Porto Velho, RO em 2018 | PROFESSORES DE PVH - POR VAL BARRETO

6 de abr. de 2018

A falta de professores nas escolas e a demanda de concurso público para Porto Velho, RO em 2018




Por Val Barreto.

A busca de vagas em concurso público de Porto Velho, Rondônia tem tido uma grande busca para novos professores que acabaram de sair da graduação ou mesmo para professores antigos que atuam sem ter ingressado no serviço público, em escolas particulares da capital. Há ainda professores que atuam nos distritos e anseiam por uma vaga em Porto Velho e voltar para seu lar.

                A demanda é muito grande e muitas escolas de Porto Velho atuam com falta de professores se virando com horas extras, professores cedidos de outras localidades ou sacrificando a equipe pedagógica como os diretores, orientadores e supervisores que deixam suas funções para atuar na sala de aula.

                Contudo não vemos o lançamento de editais para preenchimento dessa necessidade e os concursos promovidos, bem como os processos seletivos emergenciais não são o suficiente para suprir as necessidades das escolas, que vão desde a falta de professores a outros profissionais como zeladores, merendeiras e até mesmo vigilantes.

                O último concurso público para cargo estatutário da Prefeitura de Porto Velho, por exemplo aconteceu em 2015 e teve apenas vagas para professores em dois distritos de Porto Velho: União Bandeirantes e Rio Pardo, desde então muito professores aguardam a oportunidade de ingressar numa escola pública como servidor estatutário ou mesmo trabalhar de forma emergencial por um curto período de tempo.

                Há rumores de que haverá concurso público da Prefeitura em 2018 para Pedagogos, todavia também há rumores de que a folha da prefeitura está sem orçamento para contratar professores para atuar no município.

                A esperança de muitos professores que estão até mesmo atuando em outras áreas por falta de oportunidade é que saia um concurso para Porto Velho, e assim que houver novidades sobre o lançamento de algum edital, iremos publicar aqui, para que pelo menos alguns realizem o sonho de se tornar funcionários públicos, até o momento este sonho depende do Prefeito Hildon Chaves.

1 comentários

Elizângela Ferreira 07/04/2018 14:25

Valzinha,a situação está tão difícil que nem na escola particular tem vaga.Pelo contrário,muitas estão fechando suas portas ou trabalhando apenas em um turno.Esse público da escola privada está correndo para a escola pública,o que fez com que as escolas do municipio ficassem super lotadas.E hoje acontece essa tristeza que está na educação,professores desvalorizados,escolas triplamente lotada,e o secretário falando para o professor trabalhar por amor.Diante dessa situação,questiono:por quê o senhor secretário não faz o que prega?
Só para refletir!

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.